quarta-feira, 23 de julho de 2008

Uma rede de possibilidades

NEOCÓRTEX

Beaucot e Smith iniciaram uma pesquisa informal na Escola Mead, onde a escola estava comprometida com o pleno desenvolvimento do aluno, o imaginativo e criativo, sem estar interessado com o funcionamento do cerebral.

Ao iniciar uma pesquisa informal entre alunos foram feitas algumas descobertas, dentre elas: que alunos que tinham dificuldade de aprender a ler, mas saíam bem em artes, produziam ondas alfa relaxadas no hemisfério direito quando solicitadas a fazer um trabalho um trabalho artístico e ondas beta irregulares e agudas no hemisfério esquerdo, indicando dificuldade, quando solicitada a ler.

Beaucot, diante dos resultados e descobertas de sua pesquisa, afirma, que os estudos sobre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo um dia tornarão famosos.

O neocórtex, o maior de todos os sistemas cerebrais, consiste de circunvoluções em forma de favo de mel que contêm bilhões de células. O que nos permite distinguir outras formas de vida. Esse sistema cerebral faz distinções e reflexões sobre os pensamentos, sentimentos e ações como seres humanos. O neocórtex é cortado por veias e artérias que transportam sangue oxigenado para as células através e uma vasta rede.

O axônio envia impulsos através da fenda sináptica. Estes impulsos são recebidos pelos dendritos de outras células. Tais impulsos enviados pelos axônios e recebidos pelos dendritos, e a sinapse resultante são atividade do neocórtex, chamada de inteligência ou pensamento. Vale ressaltar, que nós é que fazemos as conexões. Gerando os impulsos que cruzam a fenda sináptica, aumentando nossa inteligência. Este estabelecimento das conexões axônios e dendritos dependem de nossa participação consciente. Os pesquisadores recentes de cérebro têm chamado o neocórtex de “coroa de jóias” e “tear encantado” por sua sutileza, beleza e complexidade no âmbito do intelecto.

Segundo Beaucot, pesquisadora no campo da educação e do desenvolvimento humano, afirma que em alguns momentos transformamos a “coroa de jóias” em uma “coroa de espinhos”ao utilizar para detectar o que está errado em nós e nos outros. Em vez de utilizar o Neocórtex (coroa de jóias) para melhorar a vida, usamos a capacidade de reflexão para condenar (coroa de espinhos) a nós e aos outros por aquilo que não fizemos ou não conseguimos fazer ao concluir que as limitações e os sofrimentos são aspectos da natureza humana, e não uma questão de onde e como focalizamos nossa atenção mental.

Podemos aprender a usar nosso tear neocortical para iluminar a vida humana.

A rede neocortical de axônios e dendritos é dividida em dois hemisférios(direito e esquerdo) interligados pelo corpo calosos(ponte fibrosa que liga as duas áreas). Esta descoberta só foi possível devido à pesquisa de cérebro secionado.

Bogen doutor em medicina, pesquisador do cérebro secionado, professor de neurocirurgia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia do Sul, estudou algumas celebridades que fizeram história que, baseados em suas próprias observações da experiência humana, fizeram referencia a dois tipos de processos mentais.

Destacarei algumas celebridades no campo da ciência humana.

Fonte esquerdo direito

Bruner racional metafórico

Cohen analítico relacional

Freud secundário primário

Goldstein abstrato concreto

Hilgard realista impulsivo

W. James diferencial existencial

C S Smith total atomístico

Beaucot decide seguir sua própria experiência e seleciona algumas características básicas para diferenciar os hemisférios.Ela não se interessava pela localização física das características em um hemisfério ou outro, mas a existência de características diferentes que permitisse o acesso ao neocórtex como um todo.

Esquerdo Direito

Seqüencial Simultâneo

Linear Espacial

Lógico Associativo

Das Partes-para-o-Todo do-Todo-para-as-Partes

Temporal Atemporal

Seqüencial...Simultâneo

A seqüência é característica do pensamento racional associado ao hemisfério esquerdo. A seqüência pressupõe um processamento que se dá passo a passo. No pensamento racional, fazemos um processamento em uma continuidade seqüenciada que é ligada por razões, causas e efeitos. Ex. “deixe-me terminar isso antes de começar aquilo”.

Em lugar da preferência pela exatidão, há uma preferência pela generalidade, pela suavidade, pelo deslumbre, por deixar o processo em aberto em vez de chegar a uma conclusão e estabelecer limites. Uma pessoa com preferência pelo hemisfério direito tem vislumbre da realidade, percebe campos cada vez mais amplos de interesse, reconhece coisas instantaneamente e percepção súbita de um amplo conjunto.

Linear...Espacial

Alguém que pensa seqüencialmente vê a realidade de forma linear, enquanto que uma pessoa com preferência pelo hemisfério direito vê a realidade espacialmente.

As vezes nos sentimos mais a vontade no mundo do espaço, em visões intermináveis, e as vezes nas seqüências mais confinadas da linearidade, explorando algo com exatidão e chegando a um fechamento ou conclusão.

Lógico...Associativo

Tentamos ser lógicos a maior parte do tempo, por ser um processo mental dominante de nosso treinamento social e intelectual. Usamos a lógica para nos defender em ações difíceis, sejam elas profissionais, comerciais, familiares, sociais ou políticas.

A associação é uma característica do hemisfério cerebral direito. É a habilidade de fazer conexões não seqüenciais, mas ao acaso, livremente, de acordo com o gosto.

Das Partes-para-o-Todo...do-Todo-para-as-Partes

O hemisfério esquerdo processa parte por parte e acredita que chegará ao “todo”.

Uma pessoa com preferência pelo hemisfério esquerdo vê primeiro as partes e as integra em um todo, chamado de conclusão, plano ou sistema.

Chega ao todo através das partes.

O hemisfério direito deseja captar o “todo” antes de examinar as partes.

O hemisfério direito chega as partes após estruturar o todo, penetrando ou descobrindo partes em um processo aleatório de descoberta e associação. Vê primeiro o todo, ou tem um vislumbre dele, chamando-o de imagem, visão geral, revelação ou sistema.

Ex. alguns se permitem assistir uma palestra, outros preferem primeiro ter uma visão geral, visual ou verbal.

Temporal...Atemporal

No hemisfério esquerdo medir o tempo é um aspecto seqüencial. Impõe seqüência a realidade. Olha para a vida de forma cronológica, seccionando a realidade em partes que chamamos de passado, presente e futuro. Sabe que existiu um ontem, há um hoje e haverá um amanhã. O esquerdo estabelece a ordem por meio do tempo. O tempo é uma realidade.

No hemisfério direito percebe de relance e estabelece sua ordem através da arte ou de revelações religiosas. O eterno é sua realidade.

Ex. “Há tempo para tudo” diz o hemisfério direito da mulher, enquanto faz sua maquiagem. Ao mesmo tempo, o hemisfério do marido sabe que o show começa em dez minutos e que chegarão atrasados.

II - O CUIDADOSO PROCESSO DA COMPREENSÃO

INTELIGÊNCIA RACIONAL

A Inteligência Racional tem sido aceita como sinônimo de inteligência. Certos pesquisadores acreditam o declínio da racionalidade possa ser explicado por nosso desejo de sermos socialmente aceitos educados ou amáveis, que muitas vezes alcançamos sendo vagos misturando imagens e sentimentos com pensamentos ou evitando a precisão do pensamento racional.

O pensamento cientifico racional produz informações sobre o cérebro disponível na Neurociência. As características mentais envolvidas no hemisfério direito e esquerdo do Neocórtex permiti-nos distinguir as características essenciais da inteligência racional.

A medida que identificamos e compreendemos as peculariedades envolvidas em outros processos poderemos ser mais precisos na utilização do pensamento racional. O processo racional faz conexões seqüenciais precisas e lógicas, ao contrário do processo associativo que pedem conexões mais gerais relacionais e aleatórias.

Podemos dar diversos nomes a inteligência racional, como: pensamento racional, pois persiste em dar razões; pensamento lógico baseia-se em ligação entre causa e efeito; e pensamento crítico devido à ênfase da descoberta da diferença critica por meio de questionamentos.

Inteligência racional é capacidade de ser exato, fazer conexões classificá-las em processo seqüencial e que são dadas razão para defender cada aspecto da discussão desenvolvemos nosso pensamento usando a razão até chegarmos a uma conclusão.

No pensamento racional observamos os efeitos em qualquer situação analisando as causas, investigando cada vez mais profunda e especificamente.

É básico para o pensamento racional que cada conclusão deva ser submetida à dúvida em busca da diferença critica. Por meio de questionamento e da dúvida o pensamento racional torna-se um processo dinâmico aberto que leva a continuas descoberta.

Quando algo está faltando, os pensadores racionais fazem as famosas perguntas: Quem, O que; Quando, Onde e como, e Por que? As respostas fornecem uma analise da situação e ajudam a compreender melhor o que estão estudando.

A inteligência racional permite as pessoas isolarem-se da ação imediata ou de uma reação emocional ao enfrentarem o problema.

O pensamento racional parte do principio de que para cada situação existe uma ou várias causas. Se nos sentirmos triste hoje como pensadores racionais começaríamos a investigar a causa da tristeza, a causa é qualquer coisa que produza efeito ou resultado. Sendo que causa e efeito estão interligados.

Podemos utilizar em nossas vidas o processo racional para analisar e criticar e esquecemos o importante fenômeno da ação. Continuamos a criticar a nós próprios ou a nossa situação dividindo os problemas em partes cada vez menores mergulhando em uma análise interminável.

O processo racional completo dividi-se em duas fases: primeiro observa a situação dividindo-a em partes através da dúvida e do questionamento para poder referir ao todo, voltando novamente às partes. Ao entrar na segunda fase que é a criação e invenção desponta para um novo todo.

O pensamento critico sem construção de alternativas é destruição sem criação. O pensamento critico é necessário, mas não suficiente precisamos criar alternativas e investigar e testar estas alternativas em nossas vidas e não descansarmos até chegar a uma solução ou invenção se destruímos o q eu existe temos que criar algo novo se desmembramos temos que juntar novamente sendo que o processo racional completo abrange os dois estágios.

Em nossa vida pessoal, podemos usar a inteligência racional para utilizarmos o processo completo que inclui tanto a criatividade como a critica. As dúvidas e criticas combinadas com soluções podem ser úteis no desenvolvimento social e pessoal.

Pensamento racional e relacionamentos

O racionalismo é algo absoluto que resolvemos tratar como sagrado. Ele nos permite conhecer as partes do todo e as especificidades sendo que nos permite duvidar, criticar e questionar qualquer totalidade e determinar o que está faltando.

Embora a história ilustre sua incapacidade ingressar na fase ativa do pensamento racional ilustra sua incapacidade de mudar para outro processo mental podendo haver dificuldade em nosso constante uso do processo mental.

III – COMO DAR SIGNIFICADO AO SEU MUNDO

INTELIGÊNCIA ASSOCIATIVA

Ao usar o pensamento associativo, fazemos associações ou ligações com pessoas, lugares, objetos, cores, conceitos, ou seja, estamos livres para iniciar uma viagem de descoberta.

Edward de Bono rompeu as barreiras do pensamento racional com seu livro revolucionário: pensamento lateral. Ele domina de pensamento lateral ao processo de associação, invenção e criatividade. O pensamento lateral tornou-se a base da expansão da criatividade da mente. Pesquisas recentes na área do cérebro dividido reforçam a visão de Bono do pensamento lateral, do mesmo modo com as inteligências associativa, espacial e intuitiva.

A criatividade e a descoberta dependem da liberdade para fazer conexões e de buscá – la como instrumentos úteis em tudo que estamos criando. No pensamento associativo, produzimos significados ligando rápidas visões e juntando – as surgirá um novo significado, então a sutileza, a riqueza, a liberdade são características básicas da inteligência associativa que esta disponível para todos, não apenas para os artistas.

A percepção direta, outro elemento da inteligência associativa, seu objetivo é evitar a percepção comum, ela nos dá a liberdade de eliminar qualquer rótulo pré – estabelecido, então é a nossa criatividade e desejo que mandam, não o rótulo, nem as suposições prévias. Somos livres para associar sempre todos os aspectos da realidade em relação à nossa percepção, ao nosso desejo e à nossa criatividade.

A inteligência associativa permite que nos relacionemos com símbolos ou associemos diretamente com o objeto ou pessoa, logo toda palavra ou número é um símbolo, indicando algo que em si mesmo tem existência própria. A experiência do símbolo substitui a experiência da percepção direta.

A percepção direta abre porta para todos os processos do hemisfério cerebral direito que é perceber diretamente, ou seja, estar livre de rótulos, conclusões e conceitos estabelecidos. Nas palavras da psicóloga Jean Houston, “o conceito estraga a percepção”, pois quando não estamos presos a conceitos, somos livres para mergulharmos na percepção direta e vermos a riqueza da associação com a forma de diferentes maneiras.

Na inteligência associativa nada é irrelevante, nada depende de seqüências ou ordem, forma ou conceito. Não ficamos amarrados a causas e efeitos, não nos comprometemos com comparações ou oposições, dualismos ou pensamento crítico. Vemos a complexidade do que existe, antes de nos relacionarmos com o símbolo aceito. Dependendo da dinâmica de nossas conexões, decidimos onde focalizar nossa atenção.

A importância da inteligência associativa é que, podemos fazer tantas associações e tantas descobertas quantas quisermos, em relação à realidade que percebemos.

Quando nascemos já existe uma cultura que nos é imposta, precisamos descobrir o significado que nos seja pessoalmente positivo ou benéfico, convertendo nossa herança de um ambiente impessoal em um contexto pessoal que tenha significado e interesse para nós, e através de um processo associativo podemos aos poucos começar a dar significado a todas as diferentes áreas de nossa vida , como a natureza, conversas, religião, ao escritório, ao corpo, ao planeta, a ciência, a educação, aos relacionamentos humanos e as outras coisas que fazem parte de nossa vida.

O pensamento associativo nos liga, relaciona e conecta com todos e com tudo que desejamos. Uma grande liberdade é a característica básica deste processo do pensamento. Sua maior aplicação é o uso prático em relacionamento humano. A inteligência associativa pode libertar – nos para fazermos um número incrível maior de conexões sinápticas , dando vida a outras áreas pouco usadas de nossa teia neocortical. Estas novas conexões aumentam nossa inteligência, sendo o primeiro passo para ter acesso aos noventa por cento não usados do nosso poder cerebral.

V – VIAJANDO PARA AS VIBRAÇÕES MAIS SUTIS DAS REALIDADES QUÂNTICAS

INTELIGÊNCIA INTUITIVA

INTUIÇÃO

É o conhecimento direto ou aprendizado de algo sem que a consciência utilize o raciocínio

É utilizada por sensitivos - pessoas que curam - líderes religiosos, cientistas experimentais e vencedores de corridas. Para alguns é "sorte", "fé", "um relacionamento especial com Deus" ou ainda "percepção extrasensorial".

GRAUS DE INTUIÇÃO

Um intuitivo avançado é um sensitivo; um sensitivo é um místico; e, entre os dois existem os graus intermediários (médiuns, clarividentes e outros). A inteligência intuitiva começa em nossa vida diária.

As descrições das invenções científicas revelam que por trás do procedimento racional, o cientista utiliza-se da capacidade intuitiva, onde, mesmo organizando os dados até certo ponto, a partir daí, dão um salto para o desconhecido, supondo o que pode ser verdadeiro - "hipótese". Até os profissionais da área de medicina, em momentos críticos, utilizam-se do seu sexto sentido.

DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA INTUITIVA

Princípios:

Fé na crença conceitual em algo mais amplo do que nós

Por vivermos em nossas definições limitadas do eu, nosso cérebro focaliza apenas o finito, embora consideremos a existência de uma mente racional, a qual nos fornece um processo de busca, baseado num sistema de crenças e valores que penetram na vastidão. "Contato com Deus".

Auto-observação em nossa vida interna e externa

A auto-observação é o processo pelo qual se desenvolve a capacidade de percepção e a consciência através da observação contínua. Implica na observação de pensamentos, imagens e ações nas realidades externas da vida diária.

Sintonia

Significa estarmos dispostos e sermos capazes de sintonizar nosso instrumento, nosso sistema corporal-cerebral, em função da auto-observação daquilo que nos circunda. É também a prática da mudança para estados alternados de consciência ou inteligências alternadas.

Como proteger o corpo-mente intuitiva

Como corpo-mente foi extraordinariamente desenvolvido, é necessário uma proteção - o amor - que surge com a prática religiosa, ou que sentimos pelas outras pessoas. Quando muitos não são protegidos - não são amados, não pertencem a uma religião - caem em dificuldades mentais, capazes de dissociarem-se facilmente da realidade visível, classificado, portanto, de caóticos ou doentes mentais. Ou essas pessoas integram-se no amor ou não aprenderão o processo de associar-se com a realidade finita. Pois, alguém que teve alguma experiência de identificação com Jesus pode ficar incapaz de identificar-se com o papel, por exemplo, de aluno na vida diária.

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Vem...

Aperitivos Psi


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"Como é bom poder dizer às pessoas

Que nada foi em vão

Que o amor existe,

Que vale a pena a amizade,

Que a vida é bela sim,

Que eu sempre dei o melhor de mim.

E que valeu a pena!"

Mário Quintana
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Como aliviar a dor do que não foi vivido?

A resposta é simples como um verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o
desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional."

Carlos Drummond de Andrade

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"... Eu não tenho filosofia: tenho sentidos ...

Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,

Mas porque a amo, e amo-a por isso,

Porque quem ama nunca sabe o que ama

Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...

Amar é a eterna inocência,

E a única inocência não pensar ...

Alberto Caaeiro/Fernando Pessoa

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Tenho fases como a lua
Fases de andar escondida
Fases de vir para a rua...
Perdição da vida minha.
Tenho fases de ser tua,
Tenho outras de ser sozinha.
(Cecília Meireles)